sábado, 13 de dezembro de 2014


Qual a origem da terra?

  

 

 Segundo cientistas, o planeta Terra foi formado há aproximadamente 4,6 bilhões de anos após uma grande explosão. Na atmosfera havia muita água, gases e relâmpagos. Quando esses três elementos se juntaram, deram surgimento a diversas substâncias que começaram a fazer da Terra um ambiente propício para a vida.

    Os primeiros seres vivos que existiram na face da Terra datam de 3,8 bilhões de anos, e os cientistas os chamam de estromatolitos. Esses primeiros seres vivos eram bem simples. À medida que os anos iam passando, eles iam evoluindo e, a partir deles, outras formas de vida iam surgindo. Milhões de anos depois surgiram os organismos invertebrados. Segundo pesquisadores, as esponjas foram os primeiros animais invertebrados a surgir na Terra, há 650 milhões de anos; e há 520 milhões de anos surgiram os primeiros vertebrados.

Como e que os cientistas conhecem estas informacoes?

    Pelo simples fato de todos esses organismos terem deixado fósseis.

O que são fosseis?

   Fósseis são evidências de que um organismo vegetal ou animal viveu na Terra, tais como pedaços dos ossos, pegadas, impressões corporais, etc.

     Esses pesquisadores possuem técnicas que datam todo e qualquer fóssil encontrado, por isso eles sabem aproximadamente há quantos anos aquele organismo viveu na Terra.

 

https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTVb_xVZJiYY1tg4OWflTnsvsevmXhI5SfInXyic-ul-CTsgd2ehttps://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRRx5o0EG9wm03xccRFO8wGB7W1M31I1p4yliRHJeOfR-6iKoEJ



 
 
 


Não se sabe ao certo como surgiu a espécie humana na Terra. Várias são as teorias sobre o seu aparecimento e a sua evolução.
Teorias:

  • A vida foi criada na terra.
  • A vida organizou-se fora da terra.
  • A vida surgiu espantosamente na terra, através da evolução química de substâncias vivas.
     

Origem dos seres eucariontes

O que são seres eucariontes?

https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRSiDUXNJuU0cdfSRE8cmwfdkDrmBVibdCoOBwwZ3c8GZCOtwAQAs células eucariontes, também chamadas de eucarióticas, são aquelas que possuem um núcleo definido (núcleo verdadeiro), através de uma membrana nuclear.

 

Características principais:

  • Possuem organelas em seu interior com funções bem definidas;
  • Possuem núcleo individualizado (carioteca), envolvido por uma membrana nuclear;
  • Presença do material genético dentro do núcleo.
  • As células eucariontes estão presentes nos:
  • Animais (inclusive seres humanos)
  • Vegetais
  • Fungos
  • Protozoários
     

 
Hipóteses da origem dos seres eucariontes:

Modelo autogenético

Modelo Autogénico- Invaginações da membrana celular formaram o invólucro nuclear e um conjunto de sistemas endomembranares; Abandono de fragmentos que, por evolução, originaram mitocôndrias ecloroplastos.

Argumentos a favor do modelo autogenetico:

  • A face da membrana voltada para o interior dos compartimentos intracelulares é semelhante á face externa da membrana plasmática;
  • A face voltada para o hialoplasma é semelhante á face interna da membrana plasmática.
                    


 

 

 

 

 

 

 

Modelo endossimbiótico

Modelo Endossimbiótico- Invaginações da membrana celular formaram o invólucro nuclear e um conjunto de sistemas endomembranares; A célula hospedeira ancestral englobou célulasprocarióticas especializadas na respiração celular e outras células com características fotossintéticas. Estas passaram a estabelecer uma relação de simbiose com a célula hospedeira. Essa relação acabou por setornar definitiva, tendo as células procarióticas simbiontes originando, respetivamente, mitocôndrias e cloroplastos.

 Argumentos a favor do modelo endossimbiótico:

  • Tal como as bactérias, oscloroplastos e mitocôndrias possuem uma molécula de DNA circular, não ligado a histonas, diferentes do DNA nuclear;
  • Os cloroplastos e mitocôndrias dividem-se de modo independente, por um processo semelhanteà fissão binária;
  • Os cloroplastos e mitocôndrias possuem ribossomas próprios, idênticos aos ribossomas bacterianos, consequentemente, conseguem produzir algumas das suas proteînas, de modoautonomo.

 

 


                                    

Sem comentários:

Enviar um comentário