sábado, 13 de dezembro de 2014

reprodução sexuada


Biologia

Reprodução sexuada

- Está dependente da fecundação;

- Envolve a união de duas células especializadas- gâmetas (haplóides- possuem apenas metade do numero normal de cromossomas da espécie) – n


- Durante a fecundação ocorre a cariogamia, isto é, a fusão dos gâmetas, o que dá origem ao ovo ou zigoto (diplóide- possui o numero normal de cromossomas da espécie) – 2n 

Meiose e fecundação


Meiose – processo de divisão celular a partir do qual uma célula diplóide (2n) origina quatro células haplóides (n) – as células filhas apresentam metade do numero de cromossomas da célula- mãe.

- Consiste em duas divisões.

Divisão 1 – nesta divisão, um núcleo diplóide (n) origina dois núcleos haplóides (n) – pelo facto de ocorrer uma redução no número de cromossomas, esta divisão também é designada divisão reducional.

Divisão 2 – nesta divisão ocorre a separação de cromatídio, obtendo-se assim, quatro núcleos haplóides (n), cujos cromossomas são constituídos por um cromatídio – pelo facto de se manter o número de cromossomas, esta divisão também é designada de divisão equacional.
As duas divisões nucleares que ocorrem durante a meiose são perpendiculares de uma única replicação do dna. Durante o período s, os cromossomas duplicam, passando a presentar dois cromatídeos unidos pelo centrómero.

Divisão 1  

 

 




Divisão 2






Divisão 1 e divisão 2 (meiose)




video relacionado com a reprodução sexuada :

https://www.youtube.com/watch?v=Yun6WC-RnP8

Sem comentários:

Enviar um comentário